Sua empresa é promotora de mudanças no seu mercado ou apenas reage a elas?
Não é novidade que o mundo está mudando cada vez mais rápido, e os clientes estão exigindo soluções cada vez mais flexíveis e adaptáveis às suas necessidades. Então, será que a sua empresa está promovendo essas mudanças ou apenas reagindo a elas? Embora seja uma questão óbvia, é importante ressaltar que os clientes estão cada vez mais exigentes em relação aos produtos e serviços, e que as suas necessidades estão em constante mudança. Por isso, surgem soluções que antes eram impensáveis e que dominam determinados segmentos de negócio.
Mas o que diferencia as empresas que percebem essas mudanças e conseguem dominar essas áreas? Em grande parte, isso se deve à metodologia de trabalho que elas adotam.
Empresas emergentes normalmente criam todo o negócio ao redor da necessidade central do cliente, colocando-o no centro do negócio.
Se a sua empresa está posicionada como uma empresa reativa, ou seja, apenas reagindo às mudanças, ela não está liderando o mercado e está perdendo oportunidades de faturamento. Entenda as necessidades do cliente e desenvolva soluções flexíveis e adaptáveis às suas demandas, esse é o caminho para conquistar lugar de destaque no seu setor de atuação.
Vou dar um exemplo simples para ilustrar como a capacidade de adaptação é importante para o sucesso de uma empresa. Há alguns anos, o mercado digital era considerado complementar para muitas empresas. No entanto, durante a pandemia, houve a necessidade do fechamento de várias lojas físicas, e as empresas que já estavam preparadas para atender seus clientes por meios totalmente digitais conseguiram se destacar e faturar mais. Isso porque elas já estavam preparadas e tinham uma equipe adequada para esse tipo de canal de venda. Já as empresas que precisaram se adaptar durante o contexto tiveram muitas dificuldades e, muitas vezes, perderam clientes porque não estavam preparadas para essa nova forma de atendimento. É impressionante que mesmo depois de todo esse contexto, algumas empresas ainda não atendem por meios digitais. Esse exemplo mostra que:
A capacidade de adaptação é essencial para o sucesso da empresa, seja para crescer e aumentar os resultados ou para evitar perdas e reduções no faturamento por falta de preparo.
Pessoa fazendo uma reunião pelo celular
Em relação à reação às mudanças, sugiro fortemente que, se sua empresa estiver posicionada nessa situação, você comece a partir de hoje a mudar para o lado de promotor de mudanças e instale dentro da sua empresa a mentalidade de liderar as mudanças no cenário em que você está inserido. No entanto, declarar apenas que sua empresa agora é uma empresa inovadora e que está buscando promover mudanças não é suficiente para efetivamente obter resultados positivos como empresa promotora. É preciso mudar a cultura da organização, a cultura da empresa onde você está inserido, partindo para uma cultura que promova e incentive agentes de mudança, pessoas que promovam a diferença dentro da sua empresa.
Para isso, é importante conhecer as pessoas que trabalham com você e identificar quem são os agentes da mudança, as pessoas que gostam de dar novas ideias, sugerir novas formas de fazer e testar novas maneiras de entregar produtos e serviços aos clientes. Estimule essas pessoas a apresentar suas ideias e sugestões, e implemente-as por meio de pequenos testes. Sua empresa não pode simplesmente parar de fazer as coisas do modo tradicional para adotar novas ideias sem testá-las antes, pois isso pode afetar negativamente sua empresa.
Imagine que sua empresa tenha um grande canal de televendas e a maior parte do atendimento seja feita por uma central telefônica com vários atendentes, que passam cotações, emitem pedidos e assim por diante. Agora, suponha que surja um agente de mudança que sugira a implementação de um canal de vendas pelo WhatsApp. Essa mudança simplesmente altera a metodologia de comunicação com o cliente. Em vez de ter que ligar, o cliente pode enviar uma mensagem e, a partir daí, a empresa pode continuar o atendimento. A ideia não é desligar completamente as linhas telefônicas no dia 1 e passar a atender todo mundo apenas pelo WhatsApp. Isso seria muito arriscado, pois não se sabe se o perfil do cliente que consome o produto estaria disposto a fazer essa mudança. Portanto, a ideia é fazer pequenos testes.
Tela do aplicativo Whatsapp
Inicialmente, pode-se liberar uma única linha dedicada para o atendimento pelo WhatsApp ou qualquer outro canal de teste que se deseje implementar. Com o novo canal, devem-se estabelecer algumas métricas, objetivos e quantas vendas se pretende fazer por esse canal. Deve-se definir também quando esse canal terá atingido o patamar de sucesso para efetivamente escalá-lo como uma solução interna para a empresa. O teste deve rodar por duas a quatro semanas e, depois desse período, é preciso medir os resultados. Se a empresa atingir as metas estabelecidas, pode-se passar para o próximo passo, que é aumentar o canal de atendimento. Caso contrário, deve-se fazer um registro e um relato explicando o porquê de não ter dado certo. Isso pode servir como um acervo de testes que não trouxeram resultados para a empresa. Se alguém sugerir novamente essa mesma iniciativa, pode-se apresentar o registro do teste anterior que não deu certo.
Então, a mensagem que eu quero deixar para você é: sempre incentive os agentes de mudança dentro da sua empresa, aquelas pessoas que gostam de promover o novo e testar novas ideias. Elas podem trazer excelentes sugestões que podem levar sua empresa para o próximo nível, apenas ajustando algumas pequenas coisas que muitas vezes fazem uma grande diferença para o cliente final. No entanto, é importante lembrar que não é necessário parar completamente a operação da empresa para mudar um processo que já está em andamento. É preciso fazer pequenos testes com essas ideias e sugestões de mudança, e somente após obter resultados satisfatórios com esses testes é que se pode partir para o crescimento e escala dessa mudança.
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Este artigo foi atualizado em 04/05/2023