8 Itens para Não Falar ao Abordar um Potencial Investidor
Você está prestes a ter uma conversa importante com um potencial investidor? Esteja preparado para o encontro e confira esta lista do que nunca deve ser dito ao solicitar investimentos para o seu negócio.
1) Nunca minta para um investidor
A primeira dica é óbvia, mas nunca é demais reforçar: nunca minta para um investidor. Isso é válido para qualquer tipo de relacionamento, incluindo investimentos. Quando alguém acredita e investe no seu negócio, está depositando confiança em você e na sua empresa. Se descobrirem que você mentiu ou ocultou informações importantes, essa confiança será quebrada e o relacionamento pode acabar de vez. Portanto, seja claro e transparente sobre a situação atual da sua empresa e o estágio em que se encontra. O investidor precisa ter uma visão realista do seu negócio para poder tomar uma decisão informada sobre investir ou não.
2) Nunca diga que "ainda é apenas uma ideia"
Como mencionado em outro artigo deste blog sobre estágios de maturidade, empresas que estão na fase de ideação ainda não estão prontas para receber investimentos externos. É altamente improvável que um investidor se envolva com você se você não teve coragem, perseverança ou validação do seu negócio. Portanto, tente colocar um MVP, um produto mínimo no mercado, faça entrevistas e tente realizar as primeiras vendas antes de procurar um investidor. Tenho certeza de que ele acreditará muito mais em você quando puder ver que você deu o seu melhor e agora está buscando investimento para dar o próximo passo.
3) Nunca diga que você está sozinho em sua empresa
Se compararmos o empreendedorismo com esportes, liderar uma empresa seria como jogar um esporte coletivo. Quando você diz que está tentando jogar sozinho, é o mesmo que ter um jogador de futebol querendo substituir um time inteiro. Existem várias posições e funções dentro de um esporte coletivo, como no futebol, e se um jogador tentar marcar um gol e ao mesmo tempo defender a bola, ele provavelmente não conseguirá desempenhar bem todas essas funções. Portanto, estruture uma equipe, busque pessoas que complementem suas habilidades e crenças em seu propósito antes de abordar um investidor.
Time trabalhando em conjunto nos ajustes finais de um pitch
4) Nunca diga que você tem outra atividade, e que a sua empresa é um hobby
Nunca diga que sua empresa é apenas um hobby ou que você tem outra atividade. Além de parecer pouco profissional, transmite a ideia de que você não está totalmente comprometido com o negócio. Existe uma história que ilustra bem essa situação, sobre uma galinha que propôs ao porco a abertura de um restaurante chamado "ovos com bacon". O porco recusou a sociedade, dizendo que ele estaria comprometido com o sucesso do negócio, enquanto a galinha estaria apenas envolvida. Na história, o porco está dando uma parte de si mesmo - a carne e o bacon - para que o negócio dê certo, enquanto a galinha apenas coloca ovos à venda quando dá tempo. É estranho esperar que um investidor coloque dinheiro em um negócio no qual você está apenas envolvido, trabalhando nele apenas nas horas vagas. Antes de procurar um investidor, avalie o quanto seria necessário para dedicar-se integralmente ao empreendimento e as condições necessárias para isso. Isso pode ser uma boa justificativa para buscar esse capital.
5) Não diga que alguém com uma posição estratégica dentro da sua empresa é um freelancer ou terceirizado
Quando você declara que uma posição estratégica na sua empresa é ocupada por um freelancer ou um profissional terceirizado, está colocando em risco o coração do seu negócio, especialmente se essa pessoa possui conhecimento valioso e essencial para o seu sucesso, como no caso de uma empresa de tecnologia e desenvolvimento de software que depende de um desenvolvedor freelancer. Ao fazer isso, você está colocando a responsabilidade do seu negócio nas mãos de alguém que pode, a qualquer momento, deixar de trabalhar para você, comprometendo a continuidade da sua empresa. Se o freelancer decidir partir ou receber uma oferta de trabalho melhor, como você fará para transferir o conhecimento adquirido para outra pessoa e garantir a continuidade do seu negócio?
6) Nunca diga que você não tem concorrentes
Quando você diz para o investidor que não tem concorrentes, na verdade não é uma boa coisa. Isso não significa que seu negócio é uma excelente oportunidade, pelo contrário. Hoje em dia, é quase impossível que uma empresa não tenha nenhum tipo de concorrente direto ou indireto.
Ao dizer que não tem concorrentes, você passa para o investidor a mensagem de que não pesquisou o suficiente para identificar quem está concorrendo com seu serviço.
Quando falamos em concorrente, faça uma análise mais abrangente. Por exemplo, se você está desenvolvendo um produto ou serviço para entretenimento e acredita que não há nada parecido no mercado, pense em outras atividades que as pessoas fazem para se divertir, como assistir a Netflix ou passear no parque com a família. Caso contrário, o investidor entenderá que você é ingênuo e ainda não compreende onde está posicionado no mercado, ou que você está agindo com má fé e tentando enganá-lo.
Executivo de pernas cruzadas enquanto aguarda uma reunião
7) Não diga que você investiu um pouco do seu dinheiro e agora está buscando mais para dar continuidade
Se este é o projeto da sua vida, seu propósito e negócio, não basta apenas falar, você precisa mostrar que está investindo tudo o que pode neste negócio. Como esperar que alguém se comprometa com algo em que você mesmo não acredita o suficiente? Se você diz que investiu apenas um pouco e que o restante será buscado fora, como isso soa para o investidor? Tente ver pelo ponto de vista dele, isso não faz muito sentido, certo?
8) Não diga ao investidor que se você não conseguir acertar, você vai aprender
Este é um assunto delicado no universo das startups e inovação. Não se espera que o destino dos investimentos em sua empresa seja para te educar ou te ensinar algo novo. Quando alguém investe em um negócio, está esperando obter resultados positivos e, se você já demonstra insegurança, afasta-o. Ao dizer "se tudo der errado, pelo menos eu aprendi", você transmite a mensagem de que não está preparado ou confiante o suficiente, e pode parecer que ainda precisa fazer mais dever de casa, estudando o mercado e planejando as ações necessárias antes de buscar captação de investimento.
Não desperdice grandes oportunidades por conta de um deslize na hora do seu pitch. Siga essas dicas e tenha mais chances de conquistar o investimento necessário para o sucesso de sua empresa.
Alguns artigos para complementar seu conhecimento:
👉 Expandindo seu negócio: deveria usar suas reservas de caixa? Entenda os Índices de Solvência
Este conteúdo também está disponível no nosso canal no YouTube ✨
Este artigo foi atualizado em 04/05/2023