Crescendo sua empresa: As melhores áreas para investir os recursos vindo de uma rodada de investimento
Quando se busca uma rodada de investimento para um negócio, é fundamental ter clareza sobre a destinação desses recursos. Por exemplo, comprar um imóvel para a nova sede da empresa utilizando a captação de investimentos parece ser uma escolha saudável e capaz de fazer o negócio crescer? É importante ressaltar que não existe uma resposta única para o melhor destino dos recursos, pois cada negócio é único e deve ser avaliado individualmente. Não é uma receita de bolo. Pode haver outras necessidades mais urgentes a serem atendidas. Este post tem como objetivo fornecer algumas recomendações para que você reflita e veja se faz sentido aplicá-las ao seu negócio. Caso elas sejam aplicáveis, faça bom uso dessas informações.
Uma destinação que um investidor pode considerar saudável para um negócio é investir na formação de pessoas. As empresas são compostas por pessoas e ter uma equipe qualificada em número suficiente para atender às demandas é essencial para a saúde do negócio. Antes de buscar investimento, é importante avaliar se a equipe está sobrecarregada ou se é necessário contratar novos funcionários ou investir na formação da equipe atual. Uma frase comum no mercado é: "E se eu investir nas pessoas e elas saírem da minha empresa?" A resposta é: "E se você não investir nas pessoas e elas permanecerem trabalhando com você?". Nesse caso, pode haver custo de oportunidade, ou seja, dinheiro perdido porque a equipe não está atualizada ou aplicando as melhores técnicas para trazer os melhores resultados para o negócio. Portanto, é importante considerar cuidadosamente a contratação de novos funcionários ou a formação da equipe atual, para atualizá-los e complementar seus conhecimentos em áreas específicas.
Um segundo ponto importante é mostrar que sua empresa está se tornando especialista em um determinado tema. Embora isso possa parecer contra-intuitivo, você está se concentrando em camadas de subnichos, em vez de atingir um público maior, que muitas vezes não é tão qualificado e não está pronto para entender ou comprar seu produto ou serviço.
Ao se especializar em um subnicho, você está sendo mais eficiente em sua abordagem e entendendo melhor quem é o público pronto para comprar de você.
Esse público normalmente é mais fácil de acessar, porque ele já entende as dores que precisa resolver, já conhece um pouco sobre a proposta da sua solução e está disposto a investir nela. Em vez de gastar muito tempo em reuniões para efetivar uma venda, você já está falando com pessoas que estão conscientes e prontas para investir. Além disso, as pessoas tendem a nunca comprar do número dois de um determinado segmento. Se os preços são equiparados, por que eu compraria do segundo maior player, se posso comprar da autoridade, da pessoa que é referência, que tem mais relevância naquele assunto? Ser a pessoa especialista é muito desejável e ajuda a construir a autoridade da sua empresa perante aos seus futuros clientes. Isso não restringe a possibilidade de expandir no futuro, mas permite que você tenha um domínio naquele subnicho inicial e vá expandindo seu negócio com foco.
Planejando a estratégia de marketing de uma empresa
Continuando com este ponto, uma outra parte importante é a educação do mercado. Isso porque você está preparando as pessoas para que elas tenham cada vez mais consciência da necessidade de adquirir seu produto ou serviço no futuro. Você está trazendo à tona as dores, problemas e desafios que elas possam estar enfrentando, além de mostrar as possibilidades de solução para esses problemas. Dessa forma, você as está preparando para que estejam prontas para adquirir seu produto ou serviço quando a hora chegar.
O terceiro e último item está relacionado ao marketing e vendas, mas não se trata apenas de destinar recursos para publicidade e propaganda. É importante também construir parcerias de negócios, mostrando que a sua equipe compreende quem são os negócios complementares ao seu e que pode oferecer serviços conjuntos aos clientes. Ou ainda, que esses parceiros possam recomendar o seu produto aos clientes deles. Esse ponto é particularmente interessante porque requer pouco tempo e energia do seu time comercial e evita custos diretos com marketing e publicidade para convencer a pessoa a comprar o seu produto. O trabalho de persuasão muitas vezes já foi feito no momento em que alguém recomendou ou deu um testemunho sobre o seu produto, o que é uma forma eficiente de prova social.
Para complementar seu conhecimos, fica como sugestão as seguintes leituras:
👉 Como criar um pitch que atraia investimentos
👉 8 itens para não falar ao abordar um potencial investidor
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Este artigo foi atualizado em 04/05/2023