O que é liquidez

O que é liquidez

Você pode estar perdendo dinheiro por não saber o que é liquidez, nem como ela interfere nos seus investimentos!
18/09/2022
6 min

Liquidez é a velocidade ou a rapidez com que você consegue transformar o seu investimento em moeda, após solicitado o resgate. Não ficou muito claro? Vamos direto aos exemplos para facilitar.

Imagina que você resolva usar suas economias comprando uma casa. Quando você for realizar a compra da casa, você vai ao banco saca seu dinheiro e entrega ao vendedor da casa, e o vendedor vai te entregar as chaves do seu mais novo bem, seu novo imóvel. Agora imagina que depois de um tempo, você resolva que não quer mais ter essa casa, por qualquer motivo pessoal seu. Você não terá a mesma facilidade para converter a casa em dinheiro na operação de venda, como teve para converter o dinheiro em imóvel na operação de compra.

Para conseguir resgatar seu capital com a venda desse imóvel, você vai ter que anunciar a casa, ou então encontrar um corretor ou imobiliária para fazer esse trabalho para você. Vai receber várias visitas e propostas, até que aceita uma e efetivamente recebe o dinheiro pelo imóvel que vendeu.

O tempo que você demorou desde que tomou a decisão por vender a casa, e efetivamente teve o dinheiro na sua conta é a liquidez desse seu investimento! 

E, nesse exemplo em específico, existe uma variação da liquidez vinculada ao mercado imobiliário da região dessa casa. Se tiver muitas pessoas procurando casa para comprar na região, sua liquidez vai ser mais alta. A tendência é que você consiga vender rápido. Mas se todos seus vizinhos estiverem vendendo as casas também, e ninguém querendo comprar, provavelmente você terá uma liquidez muito baixa, o que pode comprometer a depender da destinação do capital da venda. Nesse caso, se você tem uma emergência para este dinheiro, provavelmente vai ter que abaixar bastante seu preço para acelerar a venda, prejudicando a rentabilidade.

Os investimentos em ações se comportam de maneira idêntica. Quando você decide comprar uma ação, um pedaço de uma empresa, é importantíssimo avaliar a capacidade de você conseguir vendê-la, caso necessário.

Mas não se engane! Liquidez alta não é necessariamente sinônimo de bom investimento. 

Ofertas com liquidez imediata, ou seja, o dinheiro estará disponível na sua conta no momento que você pedir, ou então liquidez diária, que como o próprio nome sugere, estará disponível no mesmo dia, são investimentos com as menores taxas de juros.

Imagine um exemplo: você aplicou seu dinheiro no CDB do banco que te oferece liquidez diária. É claro que seria uma situação muito fora do normal todos os investidores do CDB desse banco pedirem o resgate no mesmo dia, mas mesmo assim, o banco vai manter grande parte do montante em empréstimos de mais curto prazo, para manter próximo do caixa dele. Não dá para o banco alocar isso em longo prazo, porque estatisticamente, nesse longo período muita gente pode pedir o resgate dessa aporte.

Outro motivo para que alta liquidez não seja garantia de bons investimentos é que esta, muitas vezes, leva você a tomar decisões ruins por impulso ou medo da perda maior. Esse é um dos tipos de viéses comportamentais que mais fazem os investidores perderem dinheiro: a aversão a perda.

Já aconteceu com você, ou algum conhecido seu, de ter visto os preços de uma determinada ação ou fundo imobiliário caindo no home broker, e a decisão tomada foi correr para vender tudo com medo de cair mais ainda?

Mesmo com a queda do preço desse ativo no home broker não houve necessariamente alteração nos fundamentos da empresa. No impulso essa pessoa tomou a decisão de venda, muitas vezes apurando prejuízo, induzido pelo medo dos preços caírem ainda mais e, consequentemente, ela perder mais. E ela apenas conseguiu fazer essa operação no impulso porque ações, de maneira geral, tem alta liquidez. 

Se você for agora mesmo no seu home broker, escolher uma ação ou fundo imobiliário e ir no livro de ofertas, você ficará abismado com a quantidade de pessoas que estão querendo comprar e vender aquele ativo naquele exato momento. Daí você tem a ideia do tanto que uma ação pode troca de mão em um só dia, muito diferente do nosso exemplo da casa no início deste artigo.

Então, nesse caso, a alta liquidez acabou favorecendo a execução de um mau negócio, uma operação que deu prejuízo.

Mas como, então, lidar com a liquidez de maneira que favoreça seus resultados? Simples! É só diversificar sua carteira.

Separe sua reserva de emergência em um investimento com alta liquidez. Você não está buscando ter alta rentabilidade com ele. O objetivo dele é estar disponível para você imediatamente caso tenha uma emergência.

O restante do valor de sua carteira você irá distribuir em produtos que não necessariamente precisam ofertar uma liquidez tão alta. Afinal, você já tem a sua reserva de emergência para cuidar disso.  O percentual da distribuição nos demais produtos deve ser baseado no seu perfil de investidor.

Na Revin nós estruturamos e distribuímos ofertas públicas de empresas em estágio inicial. São negócios que ainda não estão listados na bolsa e apresentam perspectivas de alta rentabilidade, entretanto, possuem baixa liquidez. Desta maneira, sempre recomendamos que nossos investidores apenas façam aportes de valores que estão destinados a uso em longo prazo, de forma a maximizar o potencial de retorno da oferta sem comprometer a vida do investidor e de sua família no curto e médio prazo.

Leia também:

👉 Relação entre risco e retorno em um investimento

👉 Investimento em usinas de energia: O guia completo

Este conteúdo também está disponível em vídeo! Assista agora mesmo 👇

Este artigo foi atualizado em 04/05/2023

Tags

liquidez

investimentos

Link de compartilhamento WhatsappLink de compartilhamento TwitterLink de compartilhamento TelegramLink de compartilhamento LinkedinLink de compartilhamento Facebook
https://media.graphassets.com/QMya8SBtSVKdKir3cjqf

Escrito por Victhor Araújo

Fundador da Revin, é empreendedor e investidor serial. Engenheiro por formação, é especialista em desenvolvimento de software e criação de produtos digitais. Tem como missão ajudar empreendedores a captar investimento, e investidores a diversificar sua carteira com ativos de economia real.

Artigos relacionados

Revin Black

Reinvente sua maneira de investir.

Link de compartilhamento FacebookLink de compartilhamento TwitterLink de compartilhamento InstagramLink de compartilhamento LinkedinLink de compartilhamento Youtube
Todos os direitos reservados © 2024 Revin.