Como Calcular o Investimento Necessário para o Crescimento Empresarial

Como Calcular o Investimento Necessário para o Crescimento Empresarial

Para expandir os negócios e aumentar o faturamento de uma empresa, é preciso investir em diferentes áreas, como marketing, infraestrutura, recursos humanos e tecnologia. O investimento necessário pode variar de acordo com o tamanho e o setor da empresa, bem como os objetivos de crescimento.
03/04/2023
3 min

Qual é o valor necessário para o crescimento da sua empresa? Você já tem uma quantia em mente e consegue justificar por que precisa desse dinheiro? Na Revin, recebemos muitas propostas de investimento todos os meses e notamos que muitos empresários têm dificuldade em explicar seu negócio por meio de uma modelagem financeira. Uma maneira simples de calcular a quantia que você precisa captar é usando o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e o ticket médio. Para facilitar o seu entendimento, utilizaremos o seguinte exemplo: suponha que você tem a meta de crescer em 20% o faturamento do seu negócio. Vamos começar com a estratégia do ticket médio.

Citação
Ticket médio é a divisão do quanto você vendeu em determinado período pelo número de eventos realizados

Por exemplo, se você vendeu R$100.000 no ano passado com 100 vendas, seu ticket médio foi de R$1.000. É simples assim. Agora você precisa analisar se é razoável aumentar o preço do seu produto em 20% e manter o mesmo número de vendas, considerando o mercado em que está inserido. Para isso, é possível realizar uma pesquisa de preços de produtos similares ou até mesmo testar o aumento de preço com alguns potenciais clientes e analisar se a taxa de conversão aumentou, se manteve ou diminuiu, e quantos deles efetivamente compraram.

De maneira geral, nem todos os mercados permitem aumentar o preço e manter a mesma quantidade de vendas. No entanto, pode ser que seja possível no seu caso. Se não for, você precisará aumentar o número de vendas. Para isso, vamos usar o CAC para descobrir quanto você precisa investir para alcançar essas vendas.

Citação
CAC, ou custo de aquisição do cliente, é o resultado da divisão de tudo o que você gastou em marketing, publicidade, vendedores e outros recursos dedicados às vendas em um determinado período pela quantidade de vendas efetivadas nesse período.

Por exemplo, se você gastou R$20.000 em anúncios, vendedores e outros recursos para realizar as 100 vendas do exemplo anterior, o CAC seria de R$200. Se o seu objetivo é crescer em 20% em relação às 100 vendas anteriores, ou seja, ter 120 vendas, você precisaria ter disponível R$24.000 para investir em marketing e vendas, considerando o CAC de R$200. No entanto, uma empresa não depende apenas de vendas e é aqui que começamos uma análise mais qualitativa sobre as necessidades da sua empresa. Você já avaliou se sua capacidade produtiva tem condições de suportar esse aumento de 20%? Você possui equipamentos e mão de obra ociosa para produzir mais sem aumentar os custos? E em relação ao pós-venda, como está seu atendimento ao cliente? O que você precisará fazer para melhorá-lo? De maneira geral, a justificativa para o capital vem dessa demonstração de sensibilidade em relação à capacidade produtiva da sua equipe. O investidor ficará de olho exatamente nesse ponto ao avaliar o seu racional para chegar ao montante que você está buscando.

Pessoa contando cédulas de dinheiro

Pessoa contando cédulas de dinheiro

Tem um dito popular que diz que uma grávida faz um bebê em nove meses, mas nove grávidas não fazem um bebê em um mês. É importante lembrar que o crescimento de uma empresa não é tão simples quanto multiplicar um índice. Para calcular o quanto você precisa para aumentar o seu faturamento, é preciso levar em consideração o contexto da sua empresa. Voltando ao exemplo inicial, se você projetou um crescimento de 20%, não é possível usar a mesma fórmula para projetar um crescimento de 900%. Se o seu problema era com vendas e você quer crescer 9 vezes, você precisará contratar mais vendedores e treiná-los, o que leva tempo. Além disso, é importante avaliar a capacidade produtiva da empresa e o atendimento ao cliente para garantir que o crescimento seja sustentável.

Usar apenas divisões e multiplicações para determinar um valor razoável para o crescimento da sua empresa não vai ser o suficiente. É preciso ter uma visão sistêmica da empresa. Pensar em como a sua equipe de vendas vai gerenciar o novo time que está entrando e se serão necessários mais gerentes. Analisar qual o impacto do crescimento em todas as áreas do seu negócio, suas consequências e desdobramentos, é fundamental para estabelecer um objetivo mais realista de captação e metas coerentes.

Citação
Não é possível atingir uma meta de crescimento em seis meses se leva nove meses para contratar, treinar e atingir a performance desejada da equipe que está sendo contratada.
  • Para compreender um cenário realista de crescimento para a sua empresa, é necessário entender os estágios de maturidade empresarial. Você pode encontrar informações sobre este assunto no artigo disponível aqui.
  • Além disso, para identificar as áreas da sua empresa com as melhores oportunidades de crescimento, recomendamos a leitura deste artigo detalhado sobre o tema em nosso blog.

Espero que os exemplos utilizados aqui possam ter expandido sua mente para o cálculo de crescimento do negócio. Precisa de mais informações sobre como modelar financeiramente o crescimento da sua empresa? Entre em contato conosco por meio do nosso Instagram @revininvest 🚀

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Este artigo foi atualizado em 20/04/2023

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Gestão financeira

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Escrito por Raquel Reis

Lifelong learnear, apaixonada e movida por desafios. Analista de Dados Pleno, Pós Graduada em Ciência de Dados, Formação em Engenharia Elétrica.

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