Será mesmo que sua empresa, produto ou serviço não tem concorrência?
Então, você finalmente consegue a oportunidade de conversar com um investidor para o seu negócio e, na tentativa de impressioná-lo, acaba dizendo que a sua empresa não tem concorrentes. No entanto, essa afirmação pode acabar sendo prejudicial para o seu negócio, pois, aos olhos dos investidores, isso é um sinal negativo. Existem duas razões principais para isso.
A primeira delas é que você pode não conhecer profundamente o seu negócio e o mercado em que está inserido. Isso é um princípio básico da economia chamado bens substitutos. Sempre que você cria um novo produto ou serviço, mesmo que seja disrruptivo e inovador, ele vem para substituir algo que já existia. Para entender melhor, podemos voltar ao século XIX, quando a energia elétrica e a lâmpada foram inventadas. Essas invenções foram extremamente disruptivas e não existia nada semelhante no mundo na época. No entanto, ambas vieram para substituir produtos ou bens que eram utilizados anteriormente.
Velas queimando
Quando a lâmpada incandescente foi inventada, tornou-se uma alternativa para iluminar os ambientes. Antes disso, as pessoas usavam velas e lamparinas para iluminar seus espaços. A lâmpada substituiu o uso das lamparinas. Já no caso da energia elétrica, imagine, por exemplo, uma indústria que utiliza motores elétricos para funcionar. Esses motores também substituíram as máquinas a vapor que eram usadas anteriormente. Mesmo que o produto que você esteja criando seja completamente inovador e disrruptivo, as pessoas viveram sem ele até então e tinham outras maneiras de resolver o problema que você está propondo solucionar. Sua nova solução será uma alternativa para resolver o problema, e as pessoas a escolherão se ela for mais rápida, econômica ou precisa. É importante identificar qual produto ou bem a sua solução substitui e elencar os benefícios exclusivos que sua alternativa oferece. Isso ajudará a preparar um bom discurso de venda, mostrando como as pessoas resolvem o problema atualmente e por que sua solução é a melhor forma de resolvê-lo. Assim, você pode transmitir confiança e mostrar que seu negócio tem potencial para crescer e ser rentável. É fundamental ter uma visão realista do mercado em que seu negócio está inserido e identificar seus concorrentes diretos e indiretos.
No começo, mencionei que não conhecer profundamente o mercado onde se está situado poderia ser visto como algo positivo, a melhor opção. Porém, existe algo pior do que isso: é quando esse mercado simplesmente não existe e, por consequência, não há concorrência. Para exemplificar, imagine que você queira construir uma barraquinha para vender gelo no Polo Norte. É provável que não exista nenhuma barraquinha que venda gelo lá, mas isso não se deve à falta de concorrência. Na verdade, há uma abundância tremenda de gelo ao alcance das pessoas no local. Então, por que elas pagariam por algo que já possuem em abundância? Nesse caso, a situação é ainda mais complicada, já que o mercado que se acredita ter um grande potencial a ser explorado, por falta de concorrência, na verdade não existe. Não há demanda para o produto que se pretende construir. E se não há demanda, não importa quão tecnológico, inovador ou disrruptivo seja o produto, as pessoas continuarão a não querer consumi-lo.
Pessoa andando pelo polo norte
Então, o recado final que gostaria de deixar para você é que apresentar a um potencial investidor que seu negócio tem concorrência não é um mau sinal. Na verdade, isso demonstra que existe demanda de mercado para aquele produto ou solução que você está querendo construir. Além disso, isso também mostra que você pesquisou e se aprofundou no conhecimento sobre o mercado em que está inserido. Você sabe bem qual é o posicionamento do seu produto, quem são seus concorrentes e quais são as soluções alternativas ao seu produto. Você já conseguiu mapear por que seu produto é a melhor forma de resolver o problema proposto. Isso mostra aos investidores que você é um empreendedor experiente e bem informado, capaz de enfrentar os desafios do mercado e se destacar na competição. Lembre-se de que a concorrência pode ser uma oportunidade para você aprender mais sobre o mercado, identificar lacunas e melhorar ainda mais sua proposta de valor para o cliente.
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Este artigo foi atualizado em 04/05/2023