Se prepare para as principais perguntas de um investidor
Este artigo tem como objetivo auxiliar empreendedores a se prepararem para uma conversa com potenciais investidores para sua empresa. Aqui você encontrará algumas das principais perguntas que costumam ser feitas pelos investidores durante a avaliação de uma empresa para investimento, para que você possa se preparar e ter respostas claras e objetivas na hora da conversa. Com essas informações, você estará mais confiante e preparado para enfrentar essa etapa crucial para o crescimento do seu negócio.
A primeira pergunta, que normalmente é crucial, é sobre o que você já fez para sua empresa sair do papel. Se você ainda está na fase de ideação do seu negócio, pode ser que você não tenha investido nada até o momento. Nem seu tempo, nem seu dinheiro para tentar tirar sua ideia do papel. Isso normalmente não agrada muito aos investidores, pois se nem você mesmo acreditou o suficiente no seu negócio para investir dinheiro ou tempo, talvez você não seja a pessoa adequada para tocar esse negócio adiante. No entanto, se você conseguir demonstrar que já colocou bastante esforço e recursos financeiros que estavam ao seu alcance, você ganhará muitos pontos com o investidor.
A segunda pergunta feita pelo investidor é sobre o seu conhecimento do setor em que sua empresa atua. Ele quer saber se você realmente domina o assunto ou se é apenas um aventureiro. Nesse sentido, é importante que você possa demonstrar sua experiência e vivência naquele setor. Por exemplo, você pode mencionar trabalhos anteriores em empresas do mesmo segmento ou experiências bem-sucedidas à frente do seu negócio. Mostrar que você domina a área é fundamental para ganhar a confiança do investidor, já que eles não costumam investir em pessoas que não demonstram conhecimento do mercado.
A terceira pergunta frequentemente feita pelo investidor é sobre a sua equipe. Muitos empreendedores começam sozinhos, mas isso não é o ideal. Ter uma equipe forte e complementar às suas habilidades é fundamental para o sucesso do negócio. Você pode ter pessoas com capacidades específicas que complementam suas próprias habilidades. Por exemplo, se você é bom na área comercial, mas não entende muito de tecnologia, é importante ter alguém com habilidades em tecnologia na sua equipe. Ter uma equipe forte e complementar é um sinal de uma empresa saudável e resistente.
Equipe trabalhando em conjunto
A quarta pergunta é sobre os riscos do seu negócio e como você os contorna. Todo negócio possui riscos, que variam de acordo com o mercado e o contexto em que a empresa atua. O investidor quer entender se você tem a habilidade de reconhecer esses riscos e mitigá-los de forma eficiente. É importante mostrar que você tem um plano para contornar os riscos e que sabe como diminuí-los. É importante ter em mente que nenhum negócio é 100% livre de riscos, portanto, falar que seu negócio não tem riscos não é uma atitude realista e pode afastar o investidor.
Outra questão que deve ser discutida é a participação percentual que você está disposto a ceder do seu negócio e qual o valor desejado para isso. É fundamental que você já tenha calculado o valuation da sua empresa antes de se reunir com o investidor. Ele irá querer saber como você chegou ao valor de avaliação, além do tamanho do investimento necessário para adquirir uma participação em seu negócio. Esteja preparado para responder a perguntas em relação a esse valuation, pois investidores costumam ter habilidades matemáticas e podem questionar as suas projeções. Se a sua empresa ainda não está gerando lucros, o investidor também irá perguntar quanto tempo você espera que leve para começar a ter resultados e qual o potencial de retorno do seu negócio. Não é necessário que a empresa esteja gerando lucro para que o investidor se interesse em investir, mas é importante saber quando o break-even ocorrerá, ou seja, quando as suas receitas serão iguais aos seus custos. Isso pode ajudar o investidor a entender o quão longo é o cenário de investimento e quanto tempo falta para a empresa atingir seus objetivos. Além disso, é importante que você consiga explicar qual é o potencial de retorno do mercado em que está inserido e quais as oportunidades de crescimento e participação no mercado. É preciso mostrar o valor e o diferencial exclusivo do seu produto ou serviço, além de explicar o modelo de negócio, como você ganha dinheiro e qual a sua estratégia para aumentar a receita.
Mulher analisando o resultado financeiro
A última pergunta é tão importante quanto as demais: para que você está buscando investimento e onde vai aplicar esse dinheiro? É fundamental que você tenha clareza sobre a destinação dos recursos. Você precisa saber se é para expandir sua base de clientes, para melhorar a tecnologia, para contratar novos funcionários, ou para outras necessidades do seu negócio. Leve informações detalhadas sobre as necessidades do seu negócio e os custos envolvidos em cada etapa do processo. Se o objetivo é expandir a base de clientes, por exemplo, é importante saber quanto isso irá custar. Se você precisa aprimorar sua tecnologia, leve informações sobre os custos envolvidos na contratação de novos desenvolvedores e na aquisição de infraestrutura de TI. Esteja preparado para responder às perguntas do investidor e mostrar que você tem um plano detalhado para o investimento do dinheiro que receberá. Assim, você estará mais bem preparado para uma sabatina do investidor.
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Este artigo foi atualizado em 04/05/2023