O que é uma Startup? Aprenda as características e desafios de começar e crescer uma startup de sucesso
O seu novo negócio é uma startup? Você sabe o que significa ser uma startup? Sem enrolação, vamos direto ao conteúdo. A tradução de "startup" para o português não é muito boa, mas a que chega mais perto seria a definição de uma empresa emergente. Iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento acabou sendo romantizado, como algumas empresas de tecnologia cujos fundadores começaram o negócio em suas garagens. O filme da biografia de Steve Jobs, por exemplo, conta a história de um jovem idealista que sofria de dependência química e acabou se tornando CEO de uma empresa de tecnologia que representa o futuro da computação pessoal.No entanto, nem toda empresa em estágio inicial pode ser considerada uma startup, apesar da tradução mais próxima trazer esse contexto de "empresa emergente".
Uma startup é um grupo de pessoas que buscam um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Vamos aprofundar os conceitos dessa definição.
Uma situação de incerteza implica em não se saber se uma ideia ou projeto de empresa será bem-sucedido ou se provará ser sustentável. No caso de uma fábrica que envase e comercialize água mineral, não há incerteza em relação à demanda, pois a água é um produto básico para a sobrevivência humana. Contudo, devido à sua simplicidade, muitas pessoas já possuem projetos semelhantes em andamento. Portanto, a probabilidade de obter margens de lucro altíssimas, resultados excepcionais e uma escala significativa para o negócio é baixa. Como muitas empresas já comercializam água potável envasada, por exemplo, embora você não tenha um ambiente incerto, suas chances de alcançar um resultado fora da curva são limitadas.
Homem olhando um cenário incerto
O modelo de negócios de uma startup é como ela gera valor e como é remunerada pelo seu trabalho. Um exemplo é o modelo de negócios do Google, que cobra por cliques nos anúncios exibidos nos resultados de busca. Quando o usuário clica em um anúncio, a empresa que o criou paga ao Google por ter disponibilizado o link de forma mais acessível. Esse modelo também é utilizado pelo Meta, que é proprietária do Facebook, Instagram, entre outros. Outro exemplo de modelo de negócios é a assinatura, como no caso do Netflix, em que os clientes pagam uma taxa mensal para acessar o conteúdo de streaming oferecido pela plataforma.
Bem, ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto vendendo a mesma unidade do produto várias vezes ou tendo sempre disponível, independente da demanda. Um autor, por exemplo, que publique um livro físico só consegue vender esse livro uma única vez. Depois que ele vende essa unidade, ela passa a ser do comprador. O autor terá que imprimir uma nova unidade para que ela seja vendida novamente. Já no caso dos e-books, o autor pode gerar um arquivo do livro e entregá-lo infinitas vezes. Ele não tem o custo de gerar um novo arquivo a cada venda, ou seja, ele tem um único produto que pode ser vendido inúmeras vezes.
Se ele escalar, é a chave do sucesso para qualquer startup. Isso basicamente significa conseguir crescer sem impactar o modelo de negócios e com os custos crescendo bem mais lentamente do que a receita. Ou seja, quando o faturamento e a produção aumentam, os custos não aumentam na mesma proporção. Se os custos tendem a permanecer estáveis enquanto o faturamento cresce, isso traz uma margem de lucro cada vez maior conforme a startup cresce. E apesar de todos os exemplos que eu dei anteriormente estarem relacionados a negócios digitais, não necessariamente as startups precisam ser negócios digitais. Elas acabam aparecendo com mais frequência como negócios digitais porque são bem mais baratas para serem criadas, mais fáceis de expandir e até mesmo de ter uma venda repetível.
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Este artigo foi atualizado em 04/05/2023